HispaMSX

Re: [hispamsx] Pingüino de los huevos.

2002-05-01 03:48:28
¿Quién decía que no había que pausar el juego más de una vez?
   Me lo acabo de pasar:
                -Sin pausar el juego ni una vez.
                -Cogiendo 3 atajos.
                -Sin Noriko.
                -En el nivel 1
   Y me he vuelto a encontrar a la pingüina muerta! :_(
   Que ahora otro pruebe otra combinación y diga... En la RU de Barna
quiero que alguien me muestre que la pinguina aparece viva alguna vez!

        Yo ! No lo entendieste... Mil perdones si no he sido claro. TIENE
que pausar el juego una y solamente una vez. Konami verifica el contador de
pausa...

        Abajo sigue incluso la historia (en Portugues) by Claudio Kawata
(Cyberknight). La descubierta ocurrio cuando el estaba retirando musica y
graficos del juego...

    Werner Augusto Roder Kai (wernerkai(_en_)uol(_punto_)com(_punto_)br)
perguntou:

(...) Eu nao me lembro se havia sido o RibBit ou o
CyberKnight que havia informado sobre o esquema da
pausa unica, e se havia descoberto isso atraves de
debug, havia lido em algum lugar ou soube atraves
de outra pessoa (...)

    Fui eu, e foi por "debug" e por pura sorte. Nas
Paginas sobre o jogo, nas listas de discussao e
nos forums, todo mundo dizia que o unico jeito de
conseguir ver o final verdadeiro era fazendo um
"jogo perfeito" (pegando todos os atalhos e jamais
batendo em nada, parando apenas quando fosse
necessario comprar mapa, ou seja, umas tres vezes, no
maximo). Bom, eu havia feito um jogo literalmente
perfeito, usando o dinossaurico fMSX-Kor (nossa, como
era ruim aquela coisa, so' que ele deixava salvar o
estado da maquina, e conseguia ser melhor que o fMSX
oficial!) Pluft! Eu chegava no final e a Penko (a
princesa do reino dos pinguins) estava morta...

    Repeti esse "jogo perfeito" umas tres outras
vezes, aquilo sim foi fudebagem! Bom, de qualquer
jeito, obviamente eu nunca consegui ver o "final
feliz" do jogo. Entao eu comecei a fazer o Yawara,
para poder ouvir as musica sem ficar "stressado" com
o jogo. Bem, depois de mapear quase toda a ROM, eu
havia encontrado o byte que o jogo verificava para
mostrar o final "mau" ou o "feliz". Mudando ele "no
braco", eu consegui ver o "final feliz" pela primeira
vez (nossa, foi emocionante!!!) Bom, e dai? E dai'
que o byte nao era alterado por absolutamente nenhum
parametro do jogo (numero de vezes que voce parava,
tempo que se levava para fazer a viagem, numero de
itens coletados, se voce tinha matado o Freezaurus -
o "boss" do jogo - quebrando o gelo ou atirando etc.,
ou seja, todas as coisas que as pessoas diziam ser
"absolutamente necessarias" para ver o "final feliz",
algumas inclusive viraram lenda, mas deixa para
la'...)

    Foi entao que, num belo dia, durante uma
"debuggada basica", eu vi que o numero havia mudado!
Caramba, fiquei tentando lembrar o que eu havia feito
de diferente. Nada! Tinha certeza disso, nadinha
mesmo! Eu estava pegando os graficos do mapa do jogo,
para fazer uma animacao para por na minha Pagina
(alias, tem duas la', mostrando o mapa do jogo com e
sem as passagens secretas). Foi ai' que eu percebi
que so' podia ser isso, a pausa! Eu tive que dar
pausa para entrar na tela do mapa (que tambem mostra
o "score" e tal), coisa que, num jogo "normal", eu
jamais fazia (ou, quando fazia, acabava fazendo
varias vezes). O byte que o jogo verificava era
justamente um contador de quantas vezes se apertou
a pausa! Esdruxulo demais, so' podia ser coisa da
Konami mesmo, o segredo do "final feliz" nao estava
dentro do jogo, estava fora!