HispaMSX

RV: [MSX-All] Ethernet para MSX

2003-03-13 22:18:44
Os envío esto que he visto en la lista brasilera.
Un saludo.

Germán
Calamar Group

-----Mensaje original-----
De: Julio Marchi [mailto:julio(_en_)msxall(_punto_)com]
Enviado el: jueves, 13 de marzo de 2003 8:51
Para: MSX-All(_en_)yahoogrupos(_punto_)com(_punto_)br
Asunto: [MSX-All] Ethernet para MSX

Rafael,

até o lançamento da Interface Ethernet pra MSX (que o Bruno Barreyra
tá montando).

legal isso :o)
vc saberia dizer a q velocidade vai a tranmissao de dados nessa
interface?

Rafael Jannone

  Não exatamente, mas pelos specs do projeto podemos definir que será no
mínimo de 10 Mbits (duro vai ser o MSX conseguir processar esta
quantidade de informações). Como todo o controle está sendo feito em
ALTERA, o Z80 não vai necessitar tomar conta de quase nada praticamente.
E como no MSX qualquer perféirco pode escrever na memória sem
autorização do Z80, me parece que vai dar pra brincar bastante com a
rede. O único problema real é o ciclo de clock que no MSX é lento... :S
  No meu entender, mesmo que o MSX em rede tenha uma resposta lentíssima
comparada ao que existe hoje, mesmo assim já permitiria avanços como
usar o HD do PC pra armazenar coisas de MSX (e vice versa se alguém
achar que seja útil) ou usar Internet através da conexões de rede... O
que posso afirmar é que o Bruno me disse algumas semanas atrás que a
plaquinha já estava dando PING em INternet Domains e tendo resposta. ;)
  No meu entender, desde áureos tempos em que o MSX ainda era
comercializado oficialmente, eu sempre bati na tecla de que o MSX "saiu
de linha" porque não chegaram à tempo para ele recursos importantes como
HD e REDE (e mais memória). Se tivesse isso na época quando o PC não era
NADA e as outras opções caríssimas, talvez o MSX fosse hoje algo muito
mais avançado do que os PC's que a maioria tem em casa... :/
  E, minha tese se comprova em parte quando vemos que a viabilidade de o
MSX usar HD e ser conectado em rede é real, pois o que existe de MSX
hoje não é muito diferente do que tínhamos há 10 anos atrás!
  Mas, "antes tarde do que nunca", certo? :P

  []s
  Julio Marchi
  MSX-ALL Team Coordinator
  ICQ: 4891610

  MSX-ALL Site.... http://www.msxall.com
  ICR Channel..... irc.afternet.org - Channel #MSX

  Learn about the Manifest "Long life to MSX, but not for any price!"
  taking a look at the document against the MSX Association acts at
  http://www.msxall.com/English/Manifesto/Manifesto.html

      Yahoo! Groups Sponsor
            PUBLICIDADE

Para cancelar sua inscrição no MSX-All e não mais receber as mensagens deste
grupo de discussão, basta enviar um e-mail (vazio mesmo) para:

MSX-All-unsubscribe(_en_)yahoogroups(_punto_)com